9 de ago. de 2011

Turbinando o Photoshop CS5

Em poucos minutos você configura seu Photoshop e, ao final do dia, acaba ganhando algumas horas. Veja como!  

Efeitos e pinturas são divertidos de fazer e o resultado final geralmente é bem bonito, mas se seu computador já está um pouco ultrapassado ou não tem uma boa configuração, uma simples fusão de imagens se torna um verdadeiro martírio. Você acaba passando nervoso e levando muito mais tempo do que deveria.

Para aumentar a performance abrimos mão de alguns recursos, portanto cheque as opções e teste cada uma delas, assim você pode escolher as melhores para suas aplicações mais frequentes.
Depois de ajustar as preferencias reinicie o Photoshop, algumas opções só entram em vigor dessa forma.
Outras versões do Photoshop dispõe também de algumas opções para melhorar o desempenho do software, basta procurá-las na janela Preferences, Cmd+K no Mac ou Ctrl+K no PC.
Vamos acelerar, os deadlines não poupam ninguém!

1. O painel de preferências

No Mac: Vá a menu Photoshop > Preferences > Performance. No PC: Vá a menu Edit > Preferences > Performance. Você abrirá a janela Preferences.


 

2. O uso de memória

No campo Memory Usage encontramos as seguintes informações: Available RAM ou Memória RAM disponível; Ideal Range ou Escala Ideal e o campo digitável: Let Photoshop Use ou Permitir que o Photoshop use. Logo abaixo um Slider entre os sinais “–” e “+”. Aqui você escolhe quanto de sua memória RAM o Photoshop pode usar. Quanto maior a quantidade de MB, mais rápido ele fica.
Essas opções podem variar de acordo com a quantidade de RAM de cada computador, então certifique-se de digitar valores que estejam dentro da Escala Ideal, cerca de 70% de toda a memória disponível. Se você usar valores abaixo da escala seu Photoshop rodará muito devagar, se usar acima ele deixará seus sistema lento, portanto: Cuidado!
 

3. Passos de histórico e níveis de cache

No campo History & Cache você encontra opções para formatos específicos de documentos. Usaremos uma configuração mais abrangente afim de atender à todos os casos. Temos os campos digitáveis: History States – Refere-se à quantidade de passos na sua janela History (menu Window > History). Quanto menor a quantidade, melhor a performance, entretanto, sua quantidade de Undos pode diminuir. Acho 20 passos a quantidade ideal, mas isso fica a seu critério.
Cache Levels – Refere-se a quantidade de dados de imagem armazenados e ajuda na atualização de suas imagens a medida que as edita. Para arquivos grandes com poucas Layers use mais, para arquivos pequenos com muitas Layers use menos. Como essa opção é relativa, configure-a de acordo com seu uso mais frequente. Recomendo 4 Cache Levels.
Cache Tile Size – Refere-se a capacidade de armazenamento de dados de imagem. Esta opção está diretamente relacionada à quantidade de Cache Levels e funciona da mesma forma. Recomendo 1024K.
 

4. Quanto mais espaço, melhor

No campo Scratch Disks você encontra uma maneira de ganhar mais memória, pois funcionam como um tipo de “memória virtual”, usando o espaço livre do seu HD para armazenar dados temporariamente. Se você possui um disco externo de alta velocidade, uma partição no seu disco rígido ou um HD secundário com bastante espaço livre, use-o como Scratch Disk. Essa unidade será listada neste campo. Basta clicar na caixinha da coluna Active? para ativá-lo. Evite usar o disco onde está instalado o seu sistema para melhor performance. No meu caso sou salvo pelo tamanho da partição usada pelo sistema.
 

5. Placas de vídeo

No campo GPU Settings você encontra opções referentes a sua placa de processamento gráfico. GPU ou Graphics Processing Unit são microprocessadores usados exclusivamente no processamento de gráficos e são utilizados por determinadas placas de vídeo ou até mesmo por alguns modelos placas mãe. O Photoshop detecta sua placa de vídeo automaticamente. Se o seu caso é extremo e você precisa muito de velocidade, desabilite o OpenGL Drawing. Tenha em mente que alguns recursos visuais serão desligados e você pode “estranhar” a interface sem esses recursos.
 

6. Efeitos visuais

Se seu computador possui uma GPU, clique na checkbox Enable OpenGL Drawing, você vai encontrar opções para a função OpenGL clicando no botão Advanced Settings. Em meu caso (Uso a GeForce 9400), no menu de cortina Mode, tenho três opções: Basic, Normal e Advanced. Cada opção consome uma quantidade de memória de sua GPU. A Basic, mais econômica, é recomendada para melhor performance.