31 de ago. de 2012

Cinco ideias de Sleeping Dogs para evoluir o conceito de GTA



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Eu entendo se você não se empolgou com a proposta de Sleeping Dogs. “É mais um desses games de mundo aberto”, você pensou. “Já sei qual é.” Mas acontece que o novo jogo da Square Enix é um ótima experiência de mundo aberto.

Alguns leitores perguntam por que nós falamos tanto sobre esse jogo aqui no Kotaku. A resposta simples é que, geralmente, escrevemos sobre o que jogamos, e muitos de nós estão jogando Sleeping Dogs. Acredite: é divertido pra caramba.

Sleeping Dogs poderia ser considerado um “clone de GTA”. Na verdade, o game originalmente faria parte da antiga série True Crime, mas o nome mudou quando a Activision largou o projeto, que prontamente foi tomado pela Square Enix. Apesar de ser taxado como clone, o Sleeping Dogs não deixa de apresentar ideias fresquinhas dentro do gênero.

Separamos 5 elementos em que Sleeping Dogs melhora o conceito por trás de Grand Theft Auto.



1 – A história não se passa nos EUA

Todo Grand Theft Auto, desde GTA III, se passa em locais inspirados em cidades americanas. Não temos problemas, especificamente, com os EUA. Mas confesso que já estou cansado de jogar na América do Norte, e gostaria de explorar novas culturas há muito tempo. Um dos grandes triunfos de Red Dead Redemption era mostrar um pedaço completamente novo dos EUA (além de se passar também no México). Quando ouvi rumores de que GTA V pudesse ser baseado em Londres ou Sidney, fiquei empolgadão. Por favor, mande-me para um mundo aberto em outro país!

E então, descobrimos que GTA V, na verdade, vai se passar em Los Angeles (no jogo, Los Santos), o que não tem problema. Mas continuo feliz da vida explorando e me familiarizando com as entranhas da Hong Kong em Sleeping Dogs. Quando comecei o game, ficava feliz por ser obrigado a dirigir à esquerda da estrada – como acontece na maioria das antigas colônias britânicas. Talvez isso não seja muito para alguns, mas acaba representando o que eu amo nos videogames, que é a possibilidade de visitar outros lugares.

Adorei os atores chineses, adorei que não estou jogando com um americano que voltou ao país, ou meio-americano que está tentando se climatizar, ou qualquer outra coisa do tipo. Para falar a verdade, gostaria muito que o jogo viesse com a opção da dublagem inteira em cantonês, apenas com legendas. As locações, o elenco e a ambientação capturam os filmes em que Sleeping Dogs se baseou. Acima de tudo, o jogo me põe em uma situação peculiar, passando aquela sensação incrível de ser um estrangeiro em uma terra estranha.

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2 – O tiroteio não é tudo na vida

É possível que Sleeping Dogs tenha todos os elementos de combate de GTA IV, mas o jogo da Square Enix utiliza-os de forma muito diferente. Você não vai encostar em uma arma até completar pelo menos um terço da história e, mesmo depois disso, os tiroteios são específicos e bem implementados. Existem poucas tretas em Hong Kong que devem ser resolvidas com bala. Em vez disso, na maioria das vezes, você vai vencer seus inimigos usando o divertido sistema de Kung Fu do jogo. É uma versão um pouco mais lenta do que as lutas corpo-a-corpo de Arkham City, mas o sistema pode ser aprofundado, e é sempre satisfatório. Por vezes, pode ser um pouco fácil demais acertar alguns golpes, mas não deixa de ser um bom desafio – mesmo que seja apenas pelo visual divertido e brutal das tretas.

A melhor parte de não haver muitas armas é o dinamismo de jogabilidade que permeia o jogo. Apesar de já ter jogado mais de 10 horas, ainda não cheguei nas constantes sequências de tiroteios, seguidos de perseguições e depois mais tiroteios, que são tão comuns em GTA IV. Em Sleeping Dogs, existem tipos variados de missões: perseguição de carro seguida de tiroteio, perseguição a pé e treta corpo-a-corpo – o que resulta em uma dinâmica de jogo menos cansativa.

Além disso, a falta de tiroteios contínuos ajuda a progredir a história, uma vez que Wei, o personagem principal, não parece ser um psicopata da mesma magnitude que Niko. Sem dúvidas, o protagonista de Sleeping Dogs é responsável por mandar muito capanga para a cova, mas não chega perto das centenas de corpos que se acumulavam em GTA IV a cada meia hora. Com isso, as cenas de tiroteio são momentos tensos, e cada morte parece ter um peso significativo.

3 – Você é um policial disfarçado

Todo GTA coloca o jogador para viver a história do mesmo tipo de cara – um criminoso boa-pinta que está tentando mudar de vida, mas não consegue se livrar dos problemas do passado. É um arquétipo que funciona e já se provou interessante no passado. Já o protagonista de Sleeping Dogs é um policial disfarçado. Disfarçado de verdade. O interessante é que esse também passou a ser um arquétipo comum de protagonista-herói – vimos essa mesma história diversas vezes, tanto na literatura quanto no cinema. Mas nunca havia sido contada em um game dessa forma, e certamente não em um mundo aberto, como em GTA. Não sou um assassino a sangue frio. Sou um policial que está cada vez mais perdendo a noção de que lado ele deve obedecer. É uma grande mudança, o que resulta em uma história mais envolvente.

Falando nisso…

4 – A história é mais centrada

Sleeping Dogs é um jogo mais modesto que Grand Theft Auto IV, mas apenas em alguns aspectos. Apesar de ser modesto em questão de tamanho e proporção, de certa forma, o jogo é mais ambicioso quando se trata de narrativa. Isso se deve, principalmente, ao foco centrado na história de Wei Shen, que se desdobra durante o jogo. Nas primeiras quatro ou cinco horas de Grand Theft Auto IV foi que mais me diverti. No segundo ato, a história se desenrola numa série repetitiva de sequências de ação. Já Sleeping Dogs mantém sua história em uma rédea mais curta, e dessa forma, consegue contar uma narrativa tensa e interessante por mais tempo. Já completei 60% da história, e ainda me sinto como nas primeiras horas de GTA IV.

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5 – Pequenos, mas fundamentais detalhes

Todo esse lance sobre a história e o ambiente é muito bacana, mas o mais importante é que Sleeping Dogs é bem divertido de jogar. Isso se deve ao fato de que ele foi criado sob uma base sólida de design que melhora o conceito de mundo aberto estipulado pela Rockstar lá em 2008. Já joguei muito GTA IV e, claramente, o pessoal da United Front, estúdio responsável por Sleeping Dogs, também gastou muitas horas e dedos ao lado de Niko Bellic. Isso resultou em pequenos, mas poderosos detalhes:

Quando se pressiona “X”, você pode jogar o seu carro para frente ou para os lados, danificando outros veículos.
Alguns tiroteios têm momentos de câmera lenta, entrando em territórios conhecidos de Max Payne. É mais do que evidência de que a Rockstar deveria integrar esse incrível elemento de Max no futuro GTA V.
Logo no começo, é possível guardar carros em qualquer lugar da cidade, facilitando dar um rolê com estilo pela cidade.
Você pode fazer um movimento enquanto dirige em que seu personagem pula de um carro para o outro e, logo depois, sequestra o veículo. É incrível e muito útil.
Quando se está falando ao telefone, você pode entrar em um carro e continuar falando sem desligar (é simples, mas crucial).
Seus objetivos estão não somente marcados no mapa, mas também no mundo aberto, o que ajuda muito a ignorar o problemático minimapa por completo.
Você pode visualizar os seus objetivos e missões pressionando o analógico esquerdo, facilitando a vida de todo mundo quando fica difícil decidir a próxima coisa a se fazer no jogo.




É importante notar que quase todas essas melhorias de Sleeping Dogs vieram de Grand Theft Auto IV — sem GTA, Sleeping não poderia ter desenvolvido os seus próprios conceitos inovadores. Além disso, há muitas maneiras em que Sleeping Dogs dá mancadas além da sua inspiração – as motos são um tanto chatas, as animações são estranhas, a inteligência artificial fica um pouco burra de vez em quando, e a engine é um tanto instável. Até mesmo o sistema de “respeito” é uma ideia interessante, mas sua execução deixa um pouco a desejar.

De qualquer forma, a United Front pode ficar orgulhosa do que conseguiu conquistar – ela melhorou não só os conceitos de uma franquia clássica, mas revitalizou a própria série em que se baseou (True Crime), e o fez com estilo. Só para constar, a versão para o PC também é muito bem feita.

Agora, é a vez de a Rockstar não só desenvolver os conceitos apresentados em GTA IV, mas superar as ideias por trás de Sleeping Dogs (sem esquecer de Saints Row The Third, Red Dead Redemption e L.A. Noire). Tenho fé nela, e acredito que GTA V deva se sair muito bem frente a todos esses outros games. Tenho certeza de que a equipe que está desenvolvedo o jogo tem a capacidade de melhorar conceitos muito além do que podemos imaginar no momento.

Enquanto isso, você já ouviu falar desse game chamado Sleeping Dogs? É bem bacana…

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Sleeping Dogs foi lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. No Brasil, a versão de consoles chegou via Ecogames por R$ 179,90.